sexta-feira, 25 de maio de 2007

O lugar ideal para os livros


Quase todos os anos caía aquela já esperada chuva miudinha... outras vezes, da mais graúda... mas tinha sempre a frescura própria das feiras e uma estátua, o Monumento às Guerras Peninsulares, por companhia. Falo da Feira do Livro do Porto, quando habitava anualmente a Rotunda da Boavista. Mais tarde, consideraram que a casa não servia e mudaram-na para uma habitação mais moderna e resguardada - o Pavilhão Rosa Mota- mas com menos encanto. E essa casa, felizmente, também não serve.

O presidente da Câmara do Porto , citado hoje pelo Jornal de Notícias, lembrava que mudar o sítio da feira "requer um investimento pesado", sobretudo, porque "os stands de rua saem mais caros", acrescentando, contudo, que "tudo indica que a feira, no próximo ano, vá para a Avenida dos Aliados". Este seria um lugar que, de certeza, honraria a Feira, tendo a Avenida a oportunidade de ficar, temporariamente, mais embelezada, já que projectos, que estão fora do meu entendimento, votaram o lugar a um minimalismo sem árvores, que muito se assemelha ao espaço "renascido" em frente ao Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça!...

Em Lisboa, a Feira está num belo lugar: o Parque Eduardo VII.

Por isso, estejamos mais a Norte ou mais a Sul, há que cirandar pelos livros, porque, cada vez mais, é urgente ler... bons livros!

Sem comentários: